O funil de vendas é uma estratégia dentro do marketing digital que visa acompanhar a jornada do cliente desde seu primeiro contato até a finalização da compra. Também chamado de pipeline, o processo tem o intuito de conduzir o usuário em cada passo para que este efetive o fechamento do negócio.

 

O funil de vendas é dividido em três etapas: topo (TOFu – Top Of the Funne), meio (MOFu – Middle Of the Funnel) e fundo (BOFu – Bottom Of the Funnel). O topo é a primeira etapa e momento da consciência sobre determinado produto ou serviço, mesmo que não tivesse a necessidade ou intenção de aquisição. Este é o momento de levar conhecimento a esse usuário e tirar suas dúvidas, através de materiais em diversos formatos.

 

Este primeiro contato com o visitante acontece porque, de alguma forma, ele chegou até seu site, possivelmente por um anúncio no google ou de forma orgânica procurando na internet informações sobre um assunto de seu interesse. Essa é uma oportunidade de segurar este potencial cliente e coletar seus dados para manter um relacionamento com o mesmo. Essa segunda fase é o meio do funil de vendas.  

 

Nesta etapa do funil de vendas o visitante já se informou sobre o assunto buscado e está interessado em se aprofundar. Em troca da interação com seu conteúdo, que pode ser por meio e-books, infográticos, podcats, webinars, entre outros, o visitante pode preencher formulários com suas informações de contato.

 

Depois que este lead passar por todo processo de conhecimento e busca por informações, estará educado em relação ao tema e pode verificar a necessidade ou interesse em adquirir seu produto e serviço, já que sua marca lhe trouxe confiança e credibilidade pelas dados prestados. Através de técnicas de marketing digital, você poderá incentivá-lo a tomar uma decisão de compra. Essa é a terceira etapa, chamada fundo do funil de vendas.

 

 

Benefícios do funil de vendas

Com a maior oferta de produtos e serviços e sua intensa divulgação nos canais de comunicação, assim como a facilidade de acesso à informação, o cliente está cada vez mais exigente e cercado de opções. Este vai, então, comparar as alternativas e analisar para uma melhor decisão.

 

Ter um relacionamento com esse lead através da transmissão de constantes conteúdos relevantes criará um cenário propício para que este tenha uma imagem positiva de sua marca. Você acaba fazendo um filtro dos potenciais cliente. A imensidão de usuários da internet passam por seu funil de vendas que selecionará quem realmente está no perfil adequado para participar de sua estratégia de venda e fechar negócio.

 

Outra vantagem é poder monitorar a jornada do lead e mensurar os resultados, quantas pessoas, por exemplo, que passaram pela primeira etapa, realmente prosseguiram na jornada e quantos concluíram o processo. Monitorando os números da sua equipe, é possível prever se os setores de marketing e vendas conseguirão cumprir a meta e qual o tempo necessário para alcançá-la.

 

O funil de vendas, se bem estruturado por especialistas, possibilita mensurar a produtividade da equipe de vendas e da própria estratégia de marketing digital, permitindo também analisar os pontos que precisam de melhorias e os que dão mais resultados. Assim, as próximas estratégias serão mais efetivas com essas informações sobre o comportamento do cliente.

 

 

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