Implementar ações de marketing B2B é algo desafiador, já que se trata de um público mais selecionado, criterioso, com conhecimento de seu mercado de atuação. Por isso, o inbound marketing é uma excelente estratégia de atração e conversão desse cliente. O processo é longo, e quanto maior for a eficácia do marketing B2B em criar relacionamento fornecendo conteúdo relevante, maiores são as chances de fechar a venda. Confira algumas estratégias de marketing digital B2B para gerar leads qualificados que possam ser convertidos. 

 

1- Blog e SEO

O objetivo dessa estratégia de marketing digital B2B é ser encontrado em pesquisas na internet, especialmente em buscadores como o Google, que é onde o consumidor está coletando informações e marcas para sua decisão de compra. Existem técnicas de SEO para otimizar o endereço da empresa. 

Dessa forma, o conteúdo postado no blog corporativo

funciona como uma isca para o potencial cliente ir até o endereço da empresa no universo online e ser impactado com seus produtos e serviços neste ou em outro momento. 

 

2- Captação de leads

Depois de atraído, este usuário precisa virar um lead, ou seja, dar seus dados para incorporar o mailing da empresa e continuar recebendo informações que o convença, em algum momento, a tomar a decisão de compra. A partir desse primeiro contato todo um relacionamento será criado. 

Existem formas de direcionar esse consumidor para uma página de formulário, como o Google Forms, e de persuadi-lo a entregar seus dados. Este procedimento, na verdade, é uma troca. Para receber essas informações a empresa precisa oferecer algum conteúdo extra, como um e-book, acesso a um teste, a uma calculadora ou cadastro de newsletter. 

Uma dica é facilitar ao máximo o processo para o visitante não escapar ou se sentir incomodado com a abordagem. Trata-se de uma propaganda indireta, a venda neste estágio é do conteúdo, não do produto, tudo gratuitamente. 

 

3- Palestras e eventos

Como o cliente dos negócios B2B é qualificado e, consequentemente, mais exigente, conteúdos aprofundados para um grupo selecionado pode ser um grande diferencial em uma estratégia de inbound marketing.  

Conteúdos através de lives, webinars e encontros vip em plataformas como Zoom e Google Meet são uma excelente forma de se aproximar do público e comprovar a autoridade da sua empresa sobre o mercado de atuação. 

Criar grupos em redes sociais como Whatsapp, Telegram e Facebook, entre outras plataformas, é uma estratégia possível, assim como promover seminários online com  a presença de outros palestrantes.

 

4- Redes sociais

Este espaço também é importante para o marketing B2B, pois seu cliente pode estar em qualquer lugar. As redes sociais são excelentes para ajudar a empresa a criar uma imagem positiva e a interagir com o público. É um relacionamento dinâmico e mais próximo, que cria vínculo com a marca. 

A estratégia de marketing digital B2B não deve se restringir somente a textos e imagens como no blog. A diversidade de apresentação do conteúdo vai facilitar o acesso a um número maior de pessoas, pois cada um tem uma forma preferida de buscar e consumir informações. 

Assim, vídeos podem trazer mais dinamismo à sua rede social. Sua empresa também pode explorar plataformas que trazem conteúdos mais completos, como pod cast e o Youtube, através de vídeos.  

 

5- E-mail marketing

Ao contrário do que alguns possam pensar, o e-mail marketing não está ultrapassado. Muitas pessoas ainda acessam esse canal ou nem estão presentes nas outras plataformas, então esse se torna um dos poucos meios de ser impactado. 

De acordo com uma pesquisa de 2018 da Rock Content, 76,7% das empresas já usam e-mail marketing. E pode ser bastante simples o processo, pois há ferramentas que automatizam os envios.

 

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Alguns dos serviços realizados pela OC Publicidade são: 

  • Desenvolvimento e otimização de sites e landing pages,
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