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Uma das principais estratégias do marketing digital é o marketing de conteúdo. Além de gerar conteúdo orgânico em seu site, a produção de textos traz mais credibilidade para a marca e educa o cliente, que chega à etapa final do funil de vendas com boa parte de suas questões esclarecidas. Porém, para dar resultado, uma estratégia de marketing de conteúdo precisa ser bem elaborada. Confira algumas dicas para ter um blog de sucesso em seu site:

 

1- Tenha um objetivo para o blog

A produção de conteúdo para um blog traz diversos benefícios, mas você precisa ter claramente definido quais deles são seus principais objetivos. Esta definição irá direcionar toda a sua estratégia, tipos de conteúdos e a forma de abordá-los. Você quer gerar autoridade, atrair leads e clientes para sua empresa, vender pela internet, orientar seu cliente ou apenas trocar ideias? 

 

2- Defina suas personas

Para um resultado mais efetivo os temas dos textos do blog devem ser pensados levando em consideração a persona, criada a partir do perfil de seu potencial cliente. Definir as personas da sua estratégia de marketing de conteúdo é fundamental para que você crie os conteúdos certos, que vão alavancar o seu blog. 

 

Para criar a persona é preciso analisar o público-alvo de seu negócio e listar as características e comportamentos deste consumidor. É através desse conhecimento que você vai determinar os temas, as palavras-chave e os objetivos de cada conteúdo produzido.

 

3- Identifique as necessidades de seu mercado 

Identifique quais os possíveis problemas e reclamações de seu público, os temas relacionados ao seu mercado de atuação e como você pode esclarecer estas dúvidas através de um conteúdo. 

 

Lembre-se que marketing de conteúdo não se trata de falar da marca ou do produto, mas de trazer conteúdo de valor para pessoas com interesses relacionados ao seu produto ou serviço e, assim, indiretamente, trazer valor para sua marca.

 

4- Analise sites da concorrência

Verifique quais são as empresas concorrentes de seu negócio e se elas possuem um blog com uma estratégia de marketing de conteúdo. Seu concorrente pode estar falhando em algo e você pode explorar essa brecha, oferecendo algo ainda melhor para o público. 

 

O que você mudaria nesses sites? Seu objetivo tem que ser oferecer um trabalho melhor e inovar naquilo que eles não inovaram. É importante monitorar seus resultados assim como da concorrência para avaliar onde pode melhorar e trazer mais engajamento do público.

 

5- Crie um planejamento de conteúdo

Criar conteúdo aleatoriamente, sem uma intenção consistente, não vai te ajudar a atrair leitores. Faça uma pesquisa de palavras-chave para listar quais as principais formas de seu público buscar conteúdo e crie temas que as utilize. Tenha uma periodicidade e os temas dos textos programados para as próximas semanas pelo menos. 

 

Faça planejamentos periódicos, sejam, mensais, trimestrais ou anuais, mas tenha tudo organizado em um cronograma alinhado com sua estratégia de marketing de conteúdo para não se perder e começar a produzir sem um objetivo claro. 

 

6- Diversifique a forma de expor o conteúdo

Vá além do básico. Crie posts com tamanhos variados, como com 500 caracteres, que é o mínimo para ter uma boa indexação no Google, mas também com 1.000 ou 2.000 palavras. O Google gosta de textos grandes, com muita informação.

 

Você ainda pode variar no formato do conteúdo, que pode ser passado através de infográficos, e-books e até em vídeos e pod cast.  Entenda as necessidades de suas personas e transforme as respostas em conteúdos atrativos, inteligentes e envolventes. Pense na qualidade e isto irá refletir em seus resultados. 

 

7- Utilize técnicas de SEO

Todo este cuidado com a qualidade do conteúdo provavelmente não vai gerar um resultado se não forem utilizadas técnicas de SEO em seu processo de produção e postagem. A maneira como o texto é apresentado, a facilidade de leitura, a forma como as imagens são nomeadas, a descrição do texto e diversos detalhes fazem toda diferença no resultado de indexação no Google.

 

Se você não domina essas técnicas e nem a arte de escrever, busque profissionais que possam fazer isso por você para que tenha o resultado esperado. A OC Publicidade possui uma equipe de especialistas em diversos segmentos do marketing digital, especialmente no marketing de conteúdo. Entre em contato e faça um orçamento.

 

 

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