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Atualmente, praticamente todos os potenciais clientes de uma empresa estão concentrados em um só lugar: na internet. 

Por isso, a presença digital é fundamental para a estratégia de marketing de um negócio, independente de seu porte ou segmento de atuação. 

Entretanto, este cliente é impactado por diversas comunicações e, antes de tomar uma decisão de compra, passará pela fase de pesquisas e buscas por informações. 

É neste momento em que você poderá atraí-lo para acompanhá-lo em todo processo, aumentando as chances de conversão futura. 

Seu site é seu endereço virtual e uma das principais ferramentas de atração. É através dele que o consumidor irá te encontrar e formar uma opinião a respeito de sua marca. 

Vale ressaltar que o site precisa ser de fácil navegação e atrativo, tanto em velocidade como em escaneabilidade. Todas as informações precisam estar claras.

Vamos mostrar, nesse artigo, quais são essas etapas para que possa trazer leads através do site.

 1-      Produza conteúdos informativos 

O grande erro de muitas marcas é não compreender o processo de decisão do consumidor e pular etapas. Neste primeiro estágio, o usuário está apenas buscando na internet informações para compreender e resolver seus anseios. 

Ainda não é a hora, principalmente se for o primeiro contato com sua marca, de oferecer produtos e serviços de forma direta. A construção da confiança e imagem de credibilidade reside no fato de sua empresa solucionar seus problemas sem, aparentemente, pedir nada em troca. 

2-      Seja proativo para ser visto 

Não adianta ter conteúdo relevante se esse não for visto. O local onde mais há pessoas procurando informações ativamente na internet é o Google. Então, estratégicas para ser encontrado no buscador são bastante eficazes. 

Existem técnicas para otimizar seu site. Analise os termos mais buscados em seu segmento, quais são as dúvidas e necessidades do seu público e crie conteúdos com essas palavras-chaves. 

Um blog, que proporcione inserir sempre novos conteúdos e tornar sua página dinâmica, sempre com novas informações sendo acrescentadas, é um investimento efetivo. 

Há ainda opções pagas, como anúncios no Google e em redes sociais. Qual a melhor estratégia? Ambas, os tráfegos pago e orgânico se complementam.  

3-      Diversifique os formatos

O site é o principal canal, seu endereço no mundo virtual. Porém, há muitos outros canais de comunicação na internet para você divulgá-lo. 

É importante utilizar diversos deles para aumentar as chances de receber visitas em seu site.

Há pessoas que fazem mais buscas pelo Google, outras estão sempre nas redes sociais e há as que preferem se comunicar pelo e-mail. 

Divulgue em diferentes canais e convide essas pessoas a visitarem seu site, onde terá informações mais completas sobre a empresa e onde também será mais fácil transformar o visitante em lead.

A variação do formato também é importante. Algumas pessoas preferem conteúdos em texto, outras em áudio ou vídeo. Há ainda um público mais visual, que prefere visualizar todo conteúdo em um infográfico, por exemplo. 

Devemos considerar também os usuários com algum tipo de deficiência, ficando restritos a menos formatos. 

Assim, o internauta consome conteúdo das mais variadas formas e, se quiser aumentar as oportunidades de impactá-lo, é fundamental diversificar. 

Parte do usuário prefere conteúdos compactos, como textos curtos e fluxogramas e gráficos, outros já preferem um conteúdo mais aprofundado, como e-books, áudios e vídeos longos.

O ideal é oferecer os dois e mostrar, para todos os públicos, a autoridade da sua empresa naquele assunto.  

4-      Aposte em conteúdos dinâmicos e interativos

Os webinars ou seminários online são um formato em expansão que gera muita autoridade. 

A realização de palestras ao vivo pode ajudar ainda mais a atrair leads para seus canais e ainda te aproxima do público. 

Existem diversas plataformas onde estes encontros podem ser realizados, como lives no Instagram, Facebook e Youtube, ou através de salas fechadas em plataformas como Zoom e Google Meet. 

Após criar esse relacionamento com seu público, aproveite para divulgar seu endereço na internet e convidá-lo para conhecer sua marca através de seu site, onde conseguirá convertê-lo em lead. 

5-      Simplifique o call to action e formulários

Bom, primeiro não adianta de nada tudo essa estratégia para produzir conteúdos e atrair o público se este não se tornar um lead, ou seja, fornecer seus dados de contato. 

Essa captação acontece por meio de formulários ou cadastros, que precisam estar bastante visíveis em seus canais e serem intuitivos. 

É importante fazer algumas perguntas para conhecer mais os interesses desse lead, mas se sobrecarregá-lo, este pode desistir de preencher ou se sentir pressionado. 

Lembre-se que neste primeiro momento a marca precisa ser receptiva e se mostrar disposta a ajudar sem grandes pretensões de converter em vendas, pelo menos não neste estágio embrionário. 

Faça uma chamada atrativa e direta para direcionar o usuário para onde você deseja.

6-      Faça parcerias

Você pode ampliar muito as opções de ser visto se, além de seus canais, utilizar os de terceiros. 

Parcerias podem ser uma forma de ajuda mútua, fazendo todos os envolvidos na parceria aumentarem sua exposição. 

 

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