O e-mail marketing possui uma série de benefícios que podem ajudar a aumentar a relevância da sua marca. Com o crescimento do uso das redes sociais, os gestores muitas vezes desconhecem todos os recursos presentes na ferramenta e as vantagens que ela oferece, assim, acabam negligenciando um ponto que poderia trazer excelentes resultados dentro da estratégia de conteúdo.

O e-mail marketing consiste em um tipo de comunicação enviada por e-mail por empresas para a sua base de clientes ou contatos, normalmente feita com o auxílio de ferramentas autônomas para o disparo do conteúdo. Normalmente, os e-mails são enviados para pessoas que realizaram algum tipo de cadastro no site da empresa, e é comum o uso de conteúdos promocionais ou newsletters, que consistem em tópicos e matérias informativas elaboradas de forma recorrente.

Agora que você já entendeu os princípios do e-mail marketing, continue lendo o post para conhecer algumas das vantagens que você pode obter a partir dessa estratégia:

 

Mais proximidade com os clientes

Embora as mídias sociais sejam ótimas ferramentas para o fortalecimento da identidade da sua marca, o alcance do conteúdo pode ficar comprometido devido aos algoritmos, além disso, o e-mail torna a comunicação mais certeira e direta, facilitando e otimizando seu contato com eles. É possível ainda personalizar os e-mails da sua empresa utilizando promoções especiais de aniversário ou endereçando conteúdos diferentes a determinados indivíduos ou grupos.

 

Acompanhamento de métricas

O e-mail marketing permite a visualização restrita das estatísticas – que ficam visíveis somente para o sistema de entrega escolhido e para os envolvidos na campanha – indicando como anda o interesse dos clientes em sua marca ou empresa. Quanto maior a taxa de abertura, maior é o interesse que as pessoas têm em seu conteúdo, assim, as chances de que conheçam o seu negócio também aumentam.

Existem também outros indicadores, como o CTR (Click Through Rate ou Taxa de Cliques), que fornece a quantidade de clientes que clicaram nos links presentes dentro do e-mail, e a Taxa de Conversão, que mostra a porcentagem de e-mails que levaram às vendas; normalmente, esta última métrica é medida por meio do preenchimento de formulários ou a partir do contato que o cliente tem com a sua empresa. 

 

Geração de tráfego para o seu site

Os número de visualizações e possíveis compras em seu site podem aumentar bastante com a inclusão de links relevantes no e-mail que levam os clientes até ele. Se a sua empresa tiver um blog, também é possível oferecer prévias dos conteúdos presentes nas matérias, dessa forma existem grandes chances do cliente clicar para ler o conteúdo completo caso a informação o interesse. 

 

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