Durante a compra de um produto, é comum que sejam feitas ofertas de outros itens ou serviços de maior valor para o cliente; este método é chamado de Upsell, e ele pode funcionar ou não de acordo com a relevância (entre outros fatores) que aquela proposta apresenta para o cliente. 

Como contraponto a essa estratégia, é possível utilizar o Downsell: método que tem como objetivo fazer o cliente não desistir dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Neste artigo, a OC Publicidade te mostrará tudo o que você precisa saber sobre a estratégia! Continue lendo o post para entender como funciona o Downsell:

O que é Downsell?

Imagem de Patrick Tomasso por Unplash

Downsell é uma oferta que você faz ao cliente após a recusa de uma oferta Upsell inicial. Por exemplo: imagine que você está pedindo um café no Starbucks e o atendente te oferece mais um pedaço de bolo por 8 reais. Caso você recuse essa oferta, é bem possível que logo depois ele apresente um cookie de 2 reais – ou algum outro produto de valor inferior – como opção. 

As chances de você fazer a compra deste produto são bem maiores, certo? Isso não só porque o valor dele é menor, mas também porque não houve insistência para a compra do primeiro produto, além de não interferir na aquisição do seu produto principal (o café).

 

Como utilizar o Downsell no Marketing Digital?

Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay

Existem algumas formas de aplicar a estratégia em uma dinâmica online, veja os exemplos a seguir:

Período de teste – Neste caso, é importante que o período de teste do serviço seja apresentado apenas após a recusa da oferta inicial. Com uma página feita somente nos casos de Downsell, os interessados sentem que essa oportunidade está disponível somente naquele lugar, o que cria o senso de exclusividade. Essa técnica funciona muito bem para gerar interesse inicial em seus outros produtos.

Planos de pagamento – Esta é uma estratégia bastante popular. Introduza um produto como Upsell e, se o usuário rejeitá-lo, ofereça o mesmo produto novamente, mas desta vez com planos de pagamento que apresentem descontos significativos.  Os planos de pagamento podem ser mensais, trimestrais, semestrais, anuais, etc. 

Leve dois, pague um – Ofertas como “leve dois produtos pelo preço de um” podem não agregar tanto lucro ao seu negócio, mas a técnica é muito eficaz para cativar os leads e até clientes mais antigos, o que abrirá portas para a venda de outros produtos de alto valor. 

Quais são os benefícios do Downsell?

Imagem de @krakenimages por Unplash

Quando o cliente precisa cortar gastos ou não possui o valor necessário para cobrir a proposta inicial e a empresa utiliza o Downsell, ele certamente se sentirá apreciado e tende a se aproximar cada vez mais da empresa, já que ela foi capaz de entender as necessidades e dores deles naquele momento. Ao manter seus clientes satisfeitos, a tendência é que eles fidelizem e seus lucros aumentem cada dia mais.

Você já conhecia essa estratégia? Não deixe de acompanhar o blog da OC Publicidade para receber mais dicas sobre Marketing Digital. A agência utiliza a estratégia de funil de vendas para melhorar seus resultados e oferece serviços como criação de sites, SEO, gestão de redes sociais e envio de e-mail marketing, entre outros. 

Clique aqui para solicitar uma proposta personalizada de forma gratuita, a OC Publicidade recomendará a melhor estratégia para sua empresa vender mais! 

Deixe um comentário