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O Mailing consiste em uma uma prática de comunicação através de lista de contatos que as empresas têm acesso dos clientes, seja de forma comprada ou extraindo as informações por meio de sites e redes sociais.  

Embora essas listas sejam mais conhecidas por conter os e-mails do público-alvo, elas também podem contar com o telefone, endereço e perfil das redes sociais de pessoas físicas e/ou jurídicas.

A técnica sempre foi muito utilizada pela imprensa: grandes empresas de comunicação e jornalismo já possuíam cadastros de outros veículos de comunicação ou contatos de pessoas importantes, que poderiam ser úteis em diferentes editorias.

Mais recentemente essa técnica foi apropriada pelo marketing por meio dos cadastros online, assim a lista é utilizada para oferecer produtos ou serviços aos  clientes do segmento que deseja-se atingir.

 

Por que utilizar o Mailing?

Imagem: ijeab | Freepik

Uma boa lista de Mailing pode te auxiliar muito em sua estratégia de marketing, já que todo o seu conteúdo será direcionado para um público específico que demonstrou prévio interesse em seu nicho.

Isso facilita a segmentação dos seus conteúdos e evita o disparo de mensagens e campanhas para um destinatário que não está interessado em seu produto e/ou serviço, o que poderia se tornar inconveniente e descredibilizar o seu negócio com o tempo.

 

Como utilizar o Mailing?

Imagem: tolgart | Canva

O sucesso da prática depende do nível de engajamento que o seu alvo tem com as mensagens, portanto é importante seguir algumas orientações para atingir o seu objetivo com mais facilidade, confira algumas delas a seguir:

 

Utilize formulários para a captura de leads

A melhor maneira de conseguir um bom mailing é através do fornecimento de dados voluntário por parte dos clientes: para conseguir isso, é possível inserir formulários no seu site, seja para o recebimento de newsletter e novidades ou mesmo para o seu alvo ter acesso à um e-book, por exemplo.

Dessa forma, as pessoas que já demonstraram algum interesse pelo seu segmento farão o cadastro por vontade própria, o que aumenta as probabilidades de um público-alvo engajado que vai adquirir o seu produto uma hora ou outra.

Para que essa estratégia funcione, é importante que as caixas de preenchimento sejam simples, fáceis de preencher e convidativas. Tome cuidado para não utilizar esse recurso em excesso, pois isso pode atrapalhar a experiência dos visitantes do site.

 

Ofereça conteúdos relevantes

Enviar somente propagandas e promoções do seu produto ou serviço pode fazer com que o destinatário se irrite, o que é extremamente prejudicial para a sua marca. Para se diferenciar, é interessante que a sua empresa produza conteúdos de qualidade.

É possível, por exemplo, fazer matérias com dicas para solucionar algum problema ou oferecer materiais exclusivos e gratuitos, como infográficos e e-books que mostrem algo útil para aquele potencial cliente. 

O mais importante é que a escrita de todo esse conteúdo – principalmente nos títulos e subtítulos – seja cativante o suficiente para capturar a atenção do leitor sem ser invasiva. Lembre-se que a comunicação deve ser personalizada para o veículo que você está utilizando, seja ele o e-mail, rede social ou Whatsapp, por exemplo.

Utilize ferramentas de automação

A tecnologia pode facilitar todo o trabalho e otimizar seus resultados: utilize softwares para padronizar suas mensagens, ferramentas de e-mail marketing para fazer o disparo das campanhas para as listas de segmentação adequadas e plataformas que fazem o agendamento do conteúdo. 

Dessa forma, além das tarefas serem feitas de forma mais otimizada e rápida,  sua estratégia poderá atingir muitas outras pessoas, o que tratá cada vez mais resultado e retorno para o seu negócio.

 

Mensure os resultados

De nada adianta ter todo esse trabalho se não houver um acompanhamento dos retornos que a sua estratégia está proporcionando: ao analisar todas as informações, é possível identificar quais são as técnicas que funcionam melhor e aquelas que não estão trazendo tanto resultado, dessa forma a sua empresa pode focar nos pontos positivos e reconsiderar o uso de técnicas que não trazem ganhos relevantes. 

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