Uma das formas mais antigas de se comunicar com o cliente no ambiente online é através do correio eletrônico, conhecida como e-mail-marketing. O objetivo do e-mail marketing é ser um canal para criar e manter um relacionamento com clientes e prospects, através de mensagens com informações, ofertas, notificações, datas comemorativos, boas-vindas, entre outras motivações.

 

O e-mail marketing surgiu na década de 70, mas sua prática iniciou de fato nos anos 90. Hoje, apesar do avanço de outros meios de comunicação na internet, como as redes sociais, ainda é uma das apostas das empresas em suas estratégias de marketing digital. Mesmo com o desenvolvimento e disseminação de plataformas de comunicação como whatsapp, facebook, instagram, sites e Google, e das facilidades criadas pela tecnologia dos smartphones, o uso do e-mail marketing, ao contrário do que muitos pressupunham, não caiu em desuso.

 

 

Isso por que nem todos os potenciais clientes estão nas redes sociais ou são leitores assíduos de sites e blogs. Entretanto, praticamente todos têm um endereço de e-mail, que ainda é o canal mais rápido e o mais eficaz para receber e transmitir dados. E o número de usuários de e-mails tende a crescer. A estimativa é que até o final de 2019, segundo o site Statista, um terço da população mundial, ou seja, quase 3 bilhões de pessoas, utilizam essa ferramenta.

 

O e-mail também traz mais compromisso e menos informalidade, característica das redes sociais. É um outro tipo de comunicação e estas se complementam. Nas redes sociais a mensagem também não costuma ser direcionada, já no e-mail, por ser um envio particular, o receptor sente uma obrigatoriedade maior de checar as informações.

 

 

Os e-mails geralmente são olhados cuidadosamente, em geral todos os dias.  Outra vantagem é que as campanhas de e-mail marketing oferecem a opção de cancelamento de recebimento, sendo menos invasivo pois o público se sente respeitado em sua escolha, o que também acaba funcionando como um termômetro do interesse nas formas de comunicação da empresa.

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