Quem trabalha com Marketing digital sabe a importância de entender a audiência de um site, para usá-la à seu favor.

O Google Analytics é uma ferramenta de gestão gratuita criada pelo Google, com o objetivo de monitorar dados importantes de um site.

Muito popular entre os profissionais de Marketing Digital, essa ferramenta exibe estatísticas de visitação de um site, a fim de otimizar suas campanhas de marketing e o uso do Google Adsense.

O Google Analytics é um forte aliado para o seu negócio. Com ele, é possível entender o comportamento de seus visitantes e saber onde seu negócio está tendo sucesso e o que precisa melhorar.

O que é Google Analytics?

Também conhecido como GA, o Google Analytics é uma ferramenta que monitora o tráfego de qualquer site.

A principal função dessa ferramenta é entender como o público se comporta ao navegar pelas páginas do seu site. Isso é feito através de relatórios diários, semanais ou mensais.

Para que suas estratégias de Marketing atinjam maior sucesso é fundamental entender esses relatórios e suas métricas.

Métricas importantes do Google Analytics

Visitas (Sessão

 Essa métrica do GA mostra o número total de pessoas que visitaram o seu site, independente de quantas vezes o fizeram.

Páginas visitadas (Pageviews) 

 Essa métrica diz quantas e quais páginas de seu site foram visitadas.

Essa métrica é importante para monitorar as taxas de rejeição, ou seja, quais páginas estão tendo maior ou menor audiência e adaptar sua estratégia. 

Taxa de Rejeição (Bounce Rate)

É a taxa de visitantes que saem do seu site depois de terem visto somente uma página.

Costuma ser mais alta em blogs, onde é comum o visitante ler apenas o artigo que lhe interessa, e sair, em seguida.

Para evitar a alta taxa, é necessário prender a atenção do seu leitor e convencê-lo a permanecer em seu site. Escreva conteúdos relevantes para a sua audiência.

Se sua taxa de rejeição estiver muito alta, indica que alguma melhoria precisa ser implementada em seu site.

Fontes de acesso

Mostra a origem dos visitantes do seu site, que podem migrar das redes sociais ou ter origem orgânica, por exemplo. 

Qual a importância do Google Analytics em um site?

O Google Analytics gera informações muito valiosas para o seu site. São muitas as vantagens de usar essa ferramenta do Google para fazer o seu negócio prosperar.

De acordo com Lucinéia Gomes, no livro Curso Essencial de Google, o Google Analytics tem diversas vantagens, como:

1 – Gratuito: você não precisa pagar nada pelo serviço que, por sinal, não deixa nada a desejar

2 – Análise sofisticada: o programa oferece simplesmente todas as funcionalidades que se esperam de uma oferta de análise pronta

3 – Fácil utilização: intuitivo, o Analytics serve tanto para leigos como para profissionais experientes

4 – Escalável para sites de todos os tamanhos: o serviço funciona no mesmo servidor que o Google;

5 – Seguro: o Google Analytics garante a proteção de uma quantidade enorme de dados gerados diariamente por meio seu sistema de segurança

6 – Controla todas as campanhas online: isso vale desde e-mails até palavras-chave

7 – Integrado com o Ads: quem possui o Google Ads pode utilizar sua interface para acessar o Google Analytics.

Viu como o Google Analytics pode fazer bem para o sucesso do seu negócio? Agora, que você conhece as vantagens dessa ferramenta, coloque em prática! 

Para suporte na instalação, conte conosco! A OC Publicidade está sempre trabalhando para ajudar empresas a aumentarem os seus negócios.

Deixe um comentário