O marketing digital é uma excelente aposta para microempreendedores, por isso o Instagram é uma das principais opções para ajudar nas suas vendas, além de tornar a marca mais conhecida.

Tudo isso só é possível graças às pessoas que gostam de ficar online nas redes sociais, permitindo que as empresas criem um relacionamento mais próximo com o consumidor.

Principalmente quando falamos de divulgar produtos e serviços, o Instagram é uma ótima alternativa para estreitar relacionamentos. Além de ser possível trabalhar com diversos segmentos de mercado e conseguir excelentes negócios na rede.

É fundamental saber alguns passos básicos para conseguir vendas no Instagram, por isso a OC Publicidade separou algumas dicas vitais para que a sua empresa coloque em prática e aumente o número de vendas nessa plataforma. 

Perfil comercial

O primeiro passo antes de qualquer coisa é criar um perfil comercial, pois esse tipo oferece mais recursos que o normal, incluindo a funcionalidade de compras direto pela plataforma, facilitando demais a vida do usuário.

Além de oferecer versatilidade no processo de vendas da empresa, outro ponto importante do perfil comercial é que ele possibilita analisar as métricas, como impressões, alcance, perfis,visitas, localização e muito mais. 

Esses dados, você conseguirá fazer os devidos ajustes na estratégia e otimizar ainda mais seus resultados.

A conta comercial também permite promover publicações e aumentar ainda mais a visualização do seu post. Por isso, vender no Instagram se torna algo muito mais positivo.

Bio do Instagram 

A Bio do Instagram nada mais é que um espaço para descrever informações a respeito da sua empresa. Ela é o cartão de visitas do seu negócio e nesse espaço o cliente entenderá melhor sobre a sua empresa e o que ela vende.

Por isso, a Bio deve sempre estar bem atualizada e bem definida. Assim, lembre-se que a ideia é apresentar para o usuário de forma clara e objetiva o que você vende e qual segmento a sua empresa atua através do link da loja, lembrando que ele deve estar sempre atualizado para não perder visitas.

Tente ser mais claro possível para o público enxergar que a sua empresa atende a necessidade dele.

Imagens e descrições

A produção de conteúdo deverá conter as principais estratégias para gerar engajamento para vender no Instagram. Principalmente por se tratar de uma rede extremamente visual é necessário caprichar nas imagens que publica.

Utilize uma imagem legal, atrativa para gerar impacto. Essa estratégia é válida também para publicações de vídeos.

A legenda deve falar das características do produto e os motivos que vão convencer o cliente a comprá-lo. Porém, tome o cuidado de ser direto, não deixe dúvidas e não cometa erros gramaticais.

Escolha opção “Loja” para vender no Instagram

O ativamento dessa função permite o cadastro de informações de serviços e produtos na própria rede. Se sua empresa ainda não possui uma loja física, essa é uma excelente alternativa para divulgar a sua marca de forma rápida e lucrativa.

Esse recurso de loja permite que ao tocar no produto do feed, você seja redirecionado para a compra dele, encurtando esse caminho.

É importante ter uma página de negócios no Facebook e vincular à sua rede do Instagram nessa página. Assim, é possível criar campanhas e anúncios direcionados e segmentados.

Adicione produtos no catálogo do Facebook, você consegue marcar as publicações do Instagram, sendo apresentando para os usuários de maneira orgânicas ou pode impulsionar essas publicações.

Na prática, você posta uma imagem com o seu produto ou um cenário que eles estava incluso e inserir descrição, preço e link para realizar a compra. 

Feed de notícias

Um feed organizado e bonito também deixa uma ótima primeira impressão nas pessoas que passam pela sua página.

Assim, postando fotos do seu produto, organizando um cenário bonito ao redor, optando por cores que remetem à sua marca.

Stories e Reels

Os recursos disponíveis nos stories são excelentes para engajamento com o público e diversas empresas que já utilizam essa ferramenta para vender ou direcionar o usuário para página de vendas do site. 

Além de falar e expor seus produtos de uma maneira bem mais divertida. Utilize recursos como perguntas e enquetes para criar um conteúdo mais interativo, mas também aproveite para apresentar as qualidade dos seus produtos e serviços de forma simples e objetiva. 

E se a sua conta do Instagram tiver mais de 10 mil seguidores, ainda será possível inserir links em seus stories, direcionando o seu público para uma página de compra, por exemplo.

Já o Reels permite fazer vídeos mais curtos, como os do TikTok, que divertem os seus seguidores e os fazem querer ainda mais a sua loja.

Hashtags 

Quando publicar qualquer item no feed, lembre-se de usar hashtags que façam sentido e possibilitem as buscas do usuário, que vai chegar mais fácil em suas postagens.

Por exemplo, se você vende produtos de prata boas opções seriam #prata, #pulseirasdeprata, #colares.

O segredo aqui é postar até 6, não mais que isso. E sempre tags que de fato falam parte do segmento do seu produto.

Agora que você leu as nossas dicas, que tal praticá-las ?

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