Você dá a devida importância para a identidade visual da sua empresa?Criar uma identidade é essencial e, sem ela,o seu negócio corre o risco de não ser lembrado pelas pessoas, podendo até mesmo passar sem ser notado.

Cada empresa, por menor que seja, precisa ter uma identidade que faça com que as pessoas o identifiquem. Por exemplo, todo mundo reconhece que, ao ver um puma em algum produto, se trata de roupas e acessórios da Puma, certo?

Por isso, ter uma identidade visual de qualidade fará grande diferença na hora de identificar sua empresa no meio dos concorrentes. 

A OC Publicidade preparou um artigo para você empreendedor aprender um pouco mais sobre esse importante assunto!

O QUE É IDENTIDADE VISUAL?

A Identidade visual são elementos visuais que representam uma marca, empresa, produto, profissão, etc. Cada empresa pode ter sua identidade diferenciada de acordo com os seus elementos, como tipografía, paleta de cores, ícones, mascotes, texturas, dentre outros.

Porém, um dos elementos mais importantes é o logotipo, que nada mais é do que uma representação visual da empresa. A “logo” precisa ser muito bem analisada e passar o “espírito” da marca, o que ela acredita e do que se refere a empresa.

Quando o elemento visual e os outros componentes do projeto são criados, eles são desenvolvidos com o objetivo de potencializar a marca e fazer com que fique fixada na mente do público.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE TER UMA IDENTIDADE VISUAL?

Uma identidade visual feita de uma maneira chamativa e relevante é um passo essencial para apresentar o seu negócio para os clientes. Quando mal realizada, pode fazer o público não ter  credibilidade e até desconfiar do seu negócio.

Empresas de grande porte no mercado são vistas como autoridade ou que exercem influência e representadas por imagens e/ou cores que nos fazem lembrar mesmo que de forma inconsciente. 

Basta observar o grande M amarelo e vermelho que já sabemos que McDonald’s e dos lanches servidos pela rede.

Esse é o estilo de impacto que você precisa causar no seu público, eles precisam ver a sua sua identidade visual e reconhecê-la em qualquer lugar.

Se você pensa que apenas grandes empresas precisam trabalhar duro nesse aspecto, está muito enganado. Os pequenos negócios, mesmo que sejam locais, possuem concorrentes. Para ter um diferencial, é preciso uma identidade que ajude qualquer um a lembrar da empresa.

Para ter uma identidade visual de qualidade e profissional, é interessante contar com ajuda de um profissional ou agência de design ou marketing que oferece esse tipo de serviço.

O processo de criação envolve várias etapas: desde o autoconhecimento da empresa, o conhecimento da sua persona, brainstorming, até a criação do briefing, escolha de fontes, cores, estilo, símbolos, etc.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE CRIAR UMA IDENTIDADE VISUAL PROFISSIONAL?

Se você tem uma vidraçaria ou uma empresa de têmpera, por exemplo, muito provavelmente sabe que o seu negócio não é o único que existe na sua cidade ou região. Nesse caso, a identidade visual da sua marca pode fazer uma boa diferença e até definir se o cliente vai contratar os seus serviços ou os do concorrente.

Em alguns momentos, o primeiro contato que a pessoa tem com a sua empresa é pela logo ou outros elementos que compõem a identidade visual, seja no site, no blog ou por algum material impresso com panfletos e banners especificando os seus serviços.

A marca precisa ser impactante mas ao mesmo tempo fácil de lembrar. E deve transmitir profissionalismo. Afinal, quando não é feita de maneira profissional, a identidade visual pode até espantar o cliente por não passar nenhuma credibilidade.

Observe que até no site ou blog a sua logo poderá ser analisada pelos visitantes. Sem uma logo, alguns podem pensar que trata-se de um blog amador.

O maior benefício da identidade visual é esse: passar autoridade, credibilidade e fazer a sua empresa ser lembrada, principalmente na hora da decisão de aderir aos seus serviços ou procurar outra opção.

A identidade visual da sua empresa deve ser profissional e passar confiança e credibilidade. Além disso, precisa despertar interesse para que todos os seus possíveis clientes lembrem-se dela quando necessitarem de algum serviço seu. E o mais importante: ela precisa passar uma mensagem sobre a empresa.

Separe um tempo para pensar nessas possibilidades e conte com uma ajuda profissional para deixá-la o melhor possível e que transmita os valores e o objetivo da sua marca!

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