O Inbound Marketing é uma concepção do marketing focada em atrair prospects, encantá-los e convertê-los em clientes. Também conhecido como marketing de atração, difere-se do conceito de marketing tradicional, pois não sobrecarrega o cliente com anúncios. 

 

A estratégia tem o objetivo de criar uma conexão com este possível consumidor através do desenvolvimento de um conteúdo voltado para um público-alvo específico, o qual pode criar um relacionamento duradouro com o usuário.

 

O prospect é atraído por meio de conteúdos que explicam como os produtos ou serviços de uma empresa podem resolver suas necessidades. Entre as ferramentas utilizadas para tal estão o marketing de conteúdo, SEO e estratégias em redes sociais.

 

Direto no público alvo  

 

Com um conteúdo segmentado é possível atingir o público certo e não perder tempo com quem não tem o perfil de seu cliente em potencial. Pesquisa da Content Trends 2017 apontou que empresas que adotam o marketing de conteúdo alcançam 2,2 vezes mais visitas que as empresas não fazem uso da ferramenta. 

 

Outro dado é que as empresas que usam marketing de conteúdo também conseguem gerar 3,2 vezes mais leads. Isso quer dizer que a estratégia traz resultados melhores não somente em quantidade, mas em qualidade. 

 

inbound marketing

 

Confiança do cliente

 

Com o compartilhamento de informações de valor, que auxiliam e são úteis para o usuário em vez de somente falar sobre o produto ou serviço em si, acaba criando uma relação de confiança.

 

A partir da criação dessa credibilidade e cumplicidade, seu público estará mais aberto a ouvir suas recomendações e dicas, quando então pode apresentar suas soluções para transformá-los em clientes.

 

O inbound marketing trabalha de forma que desperta no cliente um interesse espontâneo por sua empresa, por meio de um relacionamento saudável, e este pode até virar propulsor de sua marca.

 

Investimento menor

 

Além dos custos de investimento versus retorno serem menores, o inbound marketing de maneira geral é mais barato que ações tradicionais como anúncios. Com essa economia de recursos é possível investir em mais estratégias e atrair ainda mais clientes.

 

Fechamento mais rápido

 

Uma das muitas utilidades do inbound marketing é reduzir o tempo necessário para levar alguém a comprar. O tempo do ciclo de vendas, que considera o momento em que fez o primeiro contato até o fechamento, é menor se comparado às estratégias tradicionais.

 

Este é um dos motivos que tornam o custo de aquisição de clientes mais barato em relação ao marketing tradicional. Segundo a pesquisa Martech 2017, 50,4% das empresas de tecnologia que adotam Inbound Marketing têm ciclo menor que 30 dias. 

 

inbound-marketing

 

 

Mensuração em tempo real 

 

Uma das principais vantagens do marketing digital é exatamente poder mensurar os resultados de suas ações. Com o inbound marketing é possível acompanhar estes dados em tempo real e fazer ajustes necessários em suas estratégias com precisão e rapidez.

 

Inbound marketing na sua empresa

 

Como você pode ver o inbound marketing é comprovadamente uma estratégia de marketing digital extremamente eficiente. O que pode comprometer os resultados são execuções sem estratégia e metodologia. Contrate profissionais qualificados e experientes no assunto.

 

A OC Publicidade possui um time de especialistas em Inbound Marketing que vai te ajudar a alcançar os resultados que deseja para sua empresa. Entre em contato conosco para mais informações e orçamentos. 

 

Deixe um comentário