Como sempre mencionamos aqui no blog da OC Publicidade, ações de marketing digital são muito efetivas para empresas de todos os portes e segmentos de atuação, além de serem essenciais em um mundo onde hoje é tudo feito pela internet. Porém, uma dúvida que muitos empreendedores possuem é se estas atividades podem ser executadas por profissionais de qualquer área da empresa e se realmente é necessária a contratação de uma agência de marketing digital

 

Uma estratégia de marketing digital demanda conhecimentos da área e habilidade de comunicação, logo, não é qualquer profissional que pode executá-la adequadamente. Embora pareça algo corriqueiro que todo mundo faz, como ter um perfil nas redes sociais, quando estamos no meio corporativo com foco em resultados, o processo é bem diferente. Sem conhecimento e habilidade para aplicar os conceitos, provavelmente a empresa perderá tempo e investimento, já que não serão efetivas ações equivocadas. 

 

Outro cenário que gera dúvida é quando a empresa possui uma equipe interna de marketing, que pode estar capacitada para a atividade. Neste caso, as ações de podem até serem executadas internamente em vez de terceirizadas a uma agência de marketing digital, mas esta segunda opção traz mais vantagens, pois uma agência especializada, além de mais expertise no segmento, possui concentrada uma equipe completa de diversos profissionais, como publicitários, jornalistas e designers, e seria muito custoso para a empresa contratar cada um desses especialistas. 

 

Os serviços de marketing digital também demandam uma boa parcela do tempo da equipe interna, sendo inclusive mais vantajoso financeiramente contratar uma agência de marketing digital. A partir da decisão de terceirizar as estratégias e ações de marketing digital, é importante seguir alguns passos na hora de escolher a agência mais adequada. Confira as dicas que selecionamos a seguir sobre como escolher uma agência de marketing digital.

 

1-Trace claramente quais são seus objetivos e alinhe expectativas

Antes de buscar a melhor agência de marketing digital analise sua empresa e seus objetivos. Você provavelmente tem o plano de negócios com metas de onde quer chegar definidas, como seus planos a curto, médio e longo prazo. Verifique quais são os objetivos de marketing para o próximo ano, monte um plano de ação e analise quais ações sua equipe interna pode executar para entender em quais lacunas precisará de uma equipe terceirizada. Suas necessidades claramente expostas ajudarão a definir que tipo de agência precisa e quais serviços estão alinhados com suas expectativas. 

 

 

2-Verifique quais serviços a agência de marketing digital disponibiliza 

Com as metas estruturadas é hora de pesquisar quais agências disponíveis no mercado mais se adéquam aos seus objetivos. Depois de definir com sua equipe as ações que necessitam, você precisa selecionar as agências que oferecem os serviços pelos quais está buscando. Há agências que oferecem serviços diversos, que podem não estar alinhados ao seu plano. Sua agência de marketing digital precisa ser especializada nas atividades que espera. Se você precisa de conteúdos específicos e até técnicos vai precisar de uma empresa que tenha uma equipe de jornalistas com experiência em produção de conteúdo. Se precisa divulgar de forma mais direcionada, essa agência tem que ter expertise em montar campanhas de anúncios no Google, por exemplo.

 

3-Conheça a expertise da agência de marketing digital em sua área de atuação

Será ainda mais assertivo se a agência tiver cases e expertise em seu nicho específico, como por exemplo setores imobiliário e de alimentação, pois você terá a certeza de que a equipe domina aquele mercado e saberá atuar de maneira mais efetiva. A experiência da agência com empresas do mesmo porte da sua também influenciará. Por exemplo, se é uma pequena ou média empresa, procure por agência de marketing digital com este tipo de cliente, pois estará mais adequada e preparada às suas demandas e estratégias que uma com equipe treinada para atuar com grandes corporações. 

 

4-Observe os canais de comunicação da agência e de seus clientes

O site e redes sociais de uma agência de marketing digital, assim como suas campanhas de divulgação, são seu cartão de visita e um termômetro de como a empresa atua. Analisando seus canais de comunicação e a qualidade de seus publicações terá mais clareza do que ela será capaz de oferecer a sua empresa. Busque também saber quais são os clientes dessa agência e acompanhe suas atividades, analise, por exemplo, seus rankeamentos no Google. Faça uma avaliação dos pontos fortes e fracos, alinhando mais uma vez com suas expectativas para que estas sejam atendidas. 

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