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Com a popularização do serviço de atendimento ao cliente, o SAC 2.0, muitas empresas deixaram de utilizar campanhas de e-mail marketing e passaram a utilizar as redes sociais e chats, deixando de lado as campanhas.

Um erro grave, afinal a taxa de conversão em vendas através de campanhas de e-mail marketing muitas vezes pode ser maior do que nesses canais.

O e-mail marketing possui uma linguagem mais pessoal e os contatos que irão receber são segmentados, ou seja, a sua campanha poderá definir estratégias mais eficientes para o público certo.

Certo, agora que você entendeu o potencial de campanhas de e-mail marketing é preciso saber quais são os passos necessários para construir uma campanha de sucesso. São vários detalhes que podem fazer a diferença para uma campanha de sucesso. Confira as dicas que separamos:

 

Como construir uma lista de e-mail?

Se o seu pensamento foi comprar uma lista de e-mail a resposta está errada, uma lista de e-mail não segmentada não trará os resultados que você procura. Não adianta tentar atingir uma grande quantidade de pessoas, se não é o público do seu negócio. Sua empresa não irá obter resultados satisfatórios ao enviar comunicações tão pessoais para leads com as quais nunca teve contato anteriormente, é necessário que esses e-mails sejam de clientes que possuam alguma relação com os seus produtos ou setor de atuação.

Utilize o banco de clientes que a sua empresa possui, mesmo aqueles que não compram com tanta frequência devem estar inclusos. Para obter novos contatos recomendamos que utilize Landing Pages, essa ação de conversão é muito eficiente. Em seu site ou blog distribua campos para que o usuário se cadaste, assim você conseguirá manter contato e construir um relacionamento.

 

E agora? Como devo classificar as listas de e-mail?

Listas no plural? Sim! É necessário que você classifique os contatos da sua empresa, clientes que são mais ativos devem ser tratados de modo diferente, pois já conhecem a sua empresa e produtos, bombardear suas caixas de entrada não fará com que você venda mais!

Já para os novos e potenciais clientes, o cuidado deve ser redobrado, não se trata da quantidade de comunicações que serão enviadas, mas da qualidade do conteúdo.

 

Qual é a estrutura de um e-mail eficiente?

Cada tópico é muito importante para um e-mail marketing de sucesso, por isso não pule nenhuma etapa, pois qualquer deslize pode prejudicar o resultado que você procura.

 

Assunto:

O assunto, primeiro contato que seu contato terá com o e-mail, deve ser curto e atrativo. Hoje em dia muitas pessoas acessam sua caixa de entrada através de celulares, por isso títulos extensos, que possuam mais de 70 caracteres, não ficaram visíveis por completo, e podem interferir na taxa de abertura de suas campanhas.

 

Imagem:

No geral o visual de um e-mail deve ser atrativo e bem elaborado, imagens desleixadas ou de baixa qualidade não passam credibilidade. Selecione a melhor imagem e que seja relacionada com o assunto, muitas empresas colocam imagens aleatórios apenas para ilustrar.

 

Texto:

O texto de um e-mail marketing deve ser simples, impactante e que leve o usuário para uma ação. Não adianta encher o e-mail com informações desnecessárias, que provavelmente nem serão lidas.

 

Botão:

Está ligado a ação principal da campanha, pode estar associado a um cupom de desconto, promoção, Landing Pages, ou formulário de cadastro. O botão deve ser incluído em uma área de grande visibilidade no corpo do e-mail isolado de outros componentes.

 

Como evitar que as campanhas de e-mail marketing caiam na caixa de Spam?

Antes de tudo é necessário entender que os filtros de e-mail são programações que identificam o padrão de comportamento do usuário e aplicam pontos para cada característica, quando um e-mail atinge uma determinada pontuação é classificado como Spam.

Existem características além dessas citadas que normalmente classificam um e-mail como spam como: utilizar assuntos em vermelho, inserir muitos links e criar um e-mail apenas com uma imagem grande.

Como mensurar os resultados de uma campanha?

Mandou um e-mail marketing com todas as características acima? Agora é a hora de mensurar os resultados da sua campanha. Assim sua empresa irá conseguir compreender quais ações se encaixam com o seu público e quais são realmente efetivas. Ao mensurar uma campanha de e-mail marketing é necessário ficar atento aos seguintes dados:

-Taxa de abertura: Corresponde ao número de usuários que abriram o e-mail;

-Taxa de cliques: O número de usuários que clicaram em algum link contido no e-mail;

-Taxa de descadastros: A quantidade de usuários que optaram por não receber mais as suas campanhas;

Taxa de Spam: Quantos usuários marcaram essa campanha como Spam.

Essas taxas indicam o sucesso de suas campanhas de e-mail markeitng, verifique sempre as características de seus e-mails, quanto maior a taxa de cliques e abertura melhor terá sido a eficácia da sua campanha. No entanto se as taxas de descadastros e spam aumentarem revise os conteúdos, liste para qual efetuou os disparos e procure evitar esse tipo de ação novamente.

 

Essas são apenas algumas das etapas para construir uma campanha de e-mail marketing de sucesso. Enviar conteúdo amador pode prejudicar e muito a credibilidade da sua empresa, é muito importante encontrar profissionais capacitados para fazer verdadeiras campanhas de sucesso. A OC Publicidade produz diversas campanhas de sucesso para os seus clientes, pois acredita no trabalho dos seus clientes. Ao preencher nosso formulário de contato podemos te auxiliar a escolher a melhor ferramenta de disparo, além de desenvolver campanhas para que o seu negócio alcance os melhores resultados.

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