Essa certamente é uma pergunta que muitas empresas fazem na hora de escolher onde investir o seu dinheiro para conquistarem resultados através das estratégias de marketing digital, pois tanto o Facebook quanto o Google são amplamente utilizados e conhecidos por todos,  e saber em qual plataforma anunciar pode ser crucial para o sucesso de sua campanha.

Antes de explicarmos se o melhor para anunciar é no facebook Ads ou Google Ads, vale ressaltar que a publicidade online cresceu só em 2021, 47%, totalizando mais de US$ 77 bilhões, e a estimativa é de até 2024 alcançar US$ 143 bilhões de acordo com a agência Zenith. 

Nesse artigo vamos explicar o que você precisa saber para escolher entre o Facebook Ads ou Google Ads na hora de anunciar,  vamos lá?

 

Conhecendo as ferramentas Google Ads e Facebook Ads

Para que você entenda qual a melhor ferramenta para anunciar de acordo com o seu objetivo é interessante explicarmos sobre cada uma de forma separada para que assim tire suas conclusões.

 

Google Ads

A primeira versão da ferramenta de publicidade do Google chamava-se Google Adwords e foi lançada em 2000 e até hoje é a lider de mercado.

Uma das grandes vantagens dessa poderosa ferramenta de anúncios é que os anunciantes aparecerem para o seu potencial cliente exatamente no momento de sua intenção de compra, ou seja, no momento que a pessoa faz a consulta e está disposta a resolver o seu problema naquele momento. Outro ponto importante é que o Google cruza informações de pesquisas de usuários e traça seu perfil para trazer anúncios na hora e momento certo.

 

No Google Ads o anunciante pode determinar diversas formas de aparição de seus anúncios, veja cada uma delas:

Rede de pesquisa: Os anúncios são exibidos no resultado de busca ao fazermos busca por palavras-chave, eles aparecem logo ao topo da página ou no rodapé.

Rede de Display: Seus anúncios aparecerão em sites, blogs, portais parceiros Google, também em outras ferramentas Google como por exemplo o Gmail

Shopping: Excelente para quem tem loja virtual e quer divulgar seus produtos, eles vão aparecer no resultado de busca

Aplicativos: Formato usado com o foco na instalação de aplicativos

 

Facebook Ads

Seguindo a tendência mundial de anúncios online e aproveitando a grande rede social onde milhares de pessoas trafegam diariamente, o Facebook Ads surgiu em 2007 e hoje é a principal fonte de renda da empresa de Mark Zuckenberg que detém o grupo Meta. 

A ferramenta permite diversos tipos de formatos e segmentações, aproveitando a grande audiência de seus usuários e pode ter diversos focos como por exemplo curtida na página, geração de Leads, preenchimento de formulários, presença em eventos, entre outros.

 

No Facebook Ads o anunciante pode optar por diversos tipos de anúncios e determinado foco de sua campanha de acordo com o resultado final almejado. veja abaixo sobre eles:

Alcance: Seu anúncio ser exibido para o máximo possível de pessoas

Reconhecimento de Marca: Atinge pessoas com maior potencial de prestarem atenção em seu anúncio 

Tráfego: Foco em levar as pessoas para o destino de seu interesse, por exemplo seu site ou landing page.

Envolvimento: Atinge pessoas com maior probabilidade se envolverem com sua publicação,curtirem, comentarem ou compartilharem.

visualização de vídeos: foca em apresentar para o maior número de pessoas com possibilidades de assistirem seu vídeo, aumentando a conscientização da marca

Conversões: Alcança pessoas com maiores chances de executarem uma determinada ação no seu site, nesse caso é preciso a instalação do pixel do facebook ou eventos para conseguir rastrear a conversão.

Geração de cadastros: Objetiva a coleta de informações cadastrais de pessoas interessadas em seu produto ou serviço, quando o usuário clica no banner ou anúncio é direcionado para um formulário.

 

Mas afinal, onde é  melhor anunciar no facebook Ads ou Google Ads? [conclusão]

Acreditamos que a grande vantagem de um é a desvantagem do outro, e vice versa, vou explicar! 

Muitas vezes as pessoas precisam de determinado produto, ou serviço mas ainda não estão convencidas de comprá-lo, não se decidiram ou até mesmo ainda nem descobriram o produto ou serviço, e é nessa hora que o Facebook Ads pode ser muito importante.

Por outro lado, quando a pessoa está disposta a investir, sabe o que quer e vai procurar o produto ou serviço na internet, o Google Ads é essencial e indispensável.

Então, acreditamos que depende muito do objetivo do anunciante, também do estágio em que sua persona ou público alvo está em relação ao seu produto ou serviço para que seja definida o tipo de campanha.

Mesclar entre anúncios nas duas plataformas, fazer testes para entender qual dá mais retorno, além de usar estratégias remarketing do facebook para clientes que visitaram seu site depois de uma campanha do Google Ads por exemplo, pode ser a saída para ter uma campanha de sucesso que sempre performa.

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