As redes sociais são grandes canais de divulgação e fidelização de clientes. Há alguns anos, passou a atrair participação corporativa e fazer parte da estratégia de comunicação das empresas. As redes sociais, muitas vezes, são o primeiro contato de um cliente com a marca, funcionando como cartões de visita. Através desses canais, a empresa pode desenvolver um relacionamento duradouro com seus clientes, ofertar produtos, enviar comunicados e aumentar a visibilidade de seu negócio.

 

Dois bilhões de usuários

Atualmente, são cerca de 2 bilhões de usuários ativos, entre perfis pessoais e de empresas, gerando uma grande competitividade pela visibilidade. Obviamente, não tem como todos os seguidores acompanharem. Por isso, hoje tanto o facebook quanto o instagram não entregam as postagens para 100% dos seus seguidores. 

 

O algoritmo destas duas redes sociais muda constantemente e só é possível alcançar uma quantidade expressiva de pessoas através do impulsionamento de suas publicações ou perfis. Isso quer dizer que pouquíssimos dos seguidores vão ver suas postagens organicamente. Não que elas não sejam importantes, quanto mais engajamento conseguir criar, mais seus posts serão entregues.

 

 

É importante este “empurrão” que os anúncios oferecidos pelas redes sociais oferecem. Em resumo, você precisa pagar para suas postagens serem vistas, caso contrário, todo o esforço e investimento em produção dos posts trarão poucos resultados. Por isso, é indicado que, ao colocar sua empresa nestas redes sociais, também separe uma verba para impulsionamento, assim o seu conteúdo será entregue para uma quantidade maior de potenciais clientes. 

 

Segmentação do público

O Social Ads traz inúmeras vantagens porque, além do impulsionamento das postagens, é possível selecionar o público que deseja atingir. Seu conteúdo será entregue inclusive para quem ainda não é seguidor de sua página, sendo também uma estratégia para prospectar novos contatos. Você fideliza seus seguidores e clientes, divulga novidades para os mesmos e atrai novos possíveis clientes. Outra vantagem é poder definir quanto quer investir e adaptar ao seu orçamento. 

 

Cada rede social tem suas ferramentas próprias, mas em geral as estratégias são semelhantes. No Facebook Ads, por exemplo, é possível definir o objetivo do anúncio, o formato em que será exibido, para quem será divulgado e o valor que deseja investir. Há planos muito acessíveis e que já trazem uma oportunidade incrível, já que a rede possui quase 130 milhões de usuários somente no Brasil.   

 

Para anunciar no Facebook Ads é preciso que tenha uma página, formato para empresas, e não perfil, indicado para pessoas. O perfil não possui a maioria das funcionalidades que a página para empresas proporciona, inclusive a possibilidade de impulsionar as publicações e gerenciar seus anúncios.   

 

O Instagram também é uma ótima rede para atrair clientes através da ferramenta Social Ads, principalmente para quem vende algo que tem grande apelo visual. Os anúncios podem ser feitos no próprio aplicativo ou através do facebook. Essa interação entre as duas redes é bastante favorável. Você pode patrocinar postagens nos stories, fotos, vídeos e carrossel de imagens. 

Deixe um comentário