Fundamental para quem trabalha com Marketing Digital, o Funil de Vendas é forte aliado para fidelizar o cliente

O Funil de vendas é um método fundamental para quem quer trabalhar com Marketing Digital. Seu principal objetivo é abordar o cliente para que se interessem pelo seu negócio até sentir confiança e comprar de você.

Neste artigo, você entenderá mais sobre o funil de vendas e a importância dele para potencializar os seus negócios. Mas, antes de entrarmos no assunto, vamos explicar o conceito de funil de vendas.

O que é um funil de vendas?

Conhecido também como pipeline, ele é o caminho que o cliente percorre desde o primeiro contato com a empresa até a compra de seus produtos ou serviços.

Se você ainda se pergunta o porquê do nome, repare na imagem acima. Tem formato de um funil, não é mesmo? Você deve ter observado também que ele é dividido em etapas. Agora, imagine que cada cliente passa pelos estágios previstos no funil.

Resumindo, o funil de vendas segue as seguintes etapas: atrair tráfego, converter visitantes em leads e investir no relacionamento com eles para que se tornem clientes concretos, gerando oportunidades de vendas reais.

Como funciona o funil de vendas

Para ter bom funcionamento, o funil de vendas é dividido em três etapas, que estão  diretamente ligadas às fases da jornada de compra

  • Topo de funil (ToFu)
  • Meio de funil (MoFu)
  • Fundo de funil (BoFu)

Topo do Funil – Descoberta

Note que na ilustração aparecem 4 etapas, e não 3. Nas estratégias de Marketing, o cliente passa por quatro etapas. Acontece que as características de visitantes e leads são muito parecidas e, por isso, os dois grupos se posicionam no chamado topo de funil.

Nessa etapa (ToFu), o visitante, de alguma forma, chegou até seu site. Possivelmente por um anúncio no google ou de forma orgânica procurando na internet informações sobre um assunto de seu interesse. Essa é uma oportunidade de segurar este potencial cliente.  

Ofereça conteúdos ricos, como infográficos e eBooks, que podem ser acessados após o preenchimento de um formulário. Ao fornecer dados, como nome, email e profissão, o visitante torna-se um Lead e avança para o próximo funil de vendas.

Meio do Funil – Atender suas necessidades

Nesta etapa do funil de vendas o cliente já se informou sobre o assunto buscado e está interessado em se aprofundar. 

O desafio, agora, é lidar com os leads. Trabalhe para amadurecer e qualificar esses leads, com conteúdos mais relevantes e deixá-los prontos para avançar para o fundo de funil.

Fundo do funil – a decisão de compra

No Fundo do funil os Leads qualificados tornam-se oportunidades. Nesse estágio, eles estão bastante inclinados a fazer negócios com você.

Aproveite para apresentar os seus produtos ou serviços Convença-os de que você tem o que eles realmente precisam. Capriche na abordagem comercial para mostrar que é mesmo referência no assunto.

Lembre-se: para fechar o funil de vendas, os prospects precisam se tornar clientes. Isto é, comprar de você.

A importância do Funil de Vendas para o seu negócio

São muitos os benefícios que o funil de vendas traz para o seu negócio. Entre as principais vantagens estão: prever os resultados, mais vendas, otimizar sua gestão e trazer maior margem de lucros.

Prevendo os resultados

Ao acompanhar como os leads se movem em seu funil de vendas, é possível prever as compras futuras. Sendo assim, você poderá ajudá-lo a tomar decisões sobre orçamento e demanda.

Ou seja, com base na quantidade de pessoas que compram seus produtos ou serviços, todos os dias, é possível estimar quantas vendas você fará.

Mais vendas

Sua empresa passa a gerar mais vendas à medida que for descobrindo quais ações resultam em clientes em potencial comprando seu produto, e quais desistem no meio do caminho. 

Cometer menos erros pode garantir mais vendas com o mesmo número de clientes em potencial, bem como a obter mais leads novos em seu funil.

Um bom funil de vendas ainda pode ajudar seu negócio a faturar mais por cliente.

Otimizar sua gestão

O funil de vendas funciona como uma ilustração do ciclo de vendas de um negócio. Sendo assim, fazer a análise das etapas  e revisão fica mais fácil e rápido.

Com isso, os gestores ganham tempo para concentrar a atenção em outros assuntos que impulsionam o crescimento do negócio. Ou seja, os gestores saem em vantagem. 

Maior margem de lucros

Maiores margens de lucro

O conhecimento mais profundo de seu funil de vendas traz melhores estimativas de custo de aquisição de clientes. Isso pode mostrar quais meios para obter clientes são mais lucrativos.

Por exemplo, se sua empresa investe um determinado valor em anúncios no Google e no Facebook. Seu Marketing Digital te mostra que custa um valor X para ganhar um cliente no Google, e um valor bem menor para obter um cliente no Facebook. Você poderá concentrar seu budget no Facebook, o que aumentará seus lucros.

Se você quer aumentar seus leads e melhorar o funil de vendas de seu negócio, para conquistar novos clientes, conte com quem tem experiência no assunto. 

A OC Publicidade utiliza diversas ferramentas para atrair voluntariamente potenciais clientes para seu negócio e convertê-los em clientes fiéis através da educação e relacionamento.

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