O consumidor mudou sua forma de consumir informação e hoje, diante de uma infinidade de opções, tem o poder de escolher o que quer ler ou assistir. Por isso, a propaganda tradicional já não surte mais efeito isoladamente. Uma comunicação eficiente envolve uma série de estratégias, especialmente no ambiente online, e uma das principais ferramentas de marketing digital é o marketing de conteúdo.  

 

Diferentemente da publicidade direta, o marketing de conteúdo tem o objetivo trazer informações de valor para o público. Marketing de conteúdo não é sobre sua empresa mas sobre o que os possíveis clientes precisam e buscam de informação na internet. A divulgação  acontece de forma indireta, sem promover explicitamente a marca. Ao contrário de propagandas agressivas, o intuito é atrair o público sutilmente, fazendo com que este venha até sua empresa quando desejar, estando assim receptivo a receber sua mensagem.

 

Com o marketing de conteúdo a divulgação acontece de forma indireta, sem promover explicitamente a marca. Ao contrário de propagandas agressivas, o intuito é atrair o público sutilmente, fazendo com que este venha até à empresa  receptivo a receber sua mensagem

 

Com o marketing de conteúdo você faz crescer sua rede de contatos por meio da criação de conteúdo relevante, envolve esse público e cria uma percepção positiva da sua marca, gerando, por consequência, mais negócios. Confira mais algumas vantagens do marketing de conteúdo e taxas de retorno deste investimento:

 

Redução de custos por aquisição de cliente

Muitas empresas têm a percepção de que o marketing de conteúdo é um investimento caro. A razão disso é que o retorno sobre o investimento pode não aparecer tão rápido, mas o marketing de conteúdo é altamente escalável, mesmo com alguma demora ele sempre se mostra eficiente.

 

Como o marketing de conteúdo atrai vários leads ao mesmo tempo, o custo de seu investimento se dilui, ou seja, com um mesmo esforço consegue mais contatos, diminuindo o custo por cliente convertido em relação a outras estratégias de captação. Se o cliente custa menos para sua empresa, a lucratividade aumenta. Além disso, você diminui custos até com equipe de atendimento, visto que muitas dúvidas sobre seus serviços e produtos já serão esclarecidas através dos conteúdos postados.

 

Clientes prontos para a compra

O marketing de conteúdo prepara o cliente para a compra, e este já vem com informações coletadas e uma opinião formada, o que poupa o esforço do vendedor em convencer sobre a aquisição. Como o cliente já tem um nível elevado de conhecimento sobre as soluções que a empresa oferece, não demanda tantos esclarecimentos da equipe de vendas. Quando entra em contato já chega com uma tomada de decisão, pronto para comprar. Com o ciclo de vendas menor, é possível escalar a quantidade de clientes e ainda reduzir alguns custos como comentamos anteriormente.

 

Resultados maiores e mais consistentes

Segundo a Content Trends, maior pesquisa sobre marketing de conteúdo do país, 71% das empresas brasileiras já adotam essa metodologia na sua estratégia de aquisição de clientes e 61,8% das que ainda não utilizam pretendem adotá-la em breve. As empresas que adotam a estratégia recebem até 2,2 vezes mais visitas e geram 3,2 vezes mais oportunidades de negócio. E estes clientes selecionados já são potenciais consumidores da sua marca, pois ao invés de atirar para todos os lados, o marketing de conteúdo filtra o público que realmente tem interesse no seu tipo de produto, o qual será um potencial consumidor. Assim, você diminui os seus investimentos e os direciona para as pessoas certas.

 

Ser encontrado em mecanismos de busca como o Google

De acordo com a Content Trends 2018, 86,7% das pessoas utiliza o Google para se informar. Isso quer dizer que seu site é uma grande possível fonte de informação para este público e o Google é a porta de entrada. O marketing de conteúdo tem ampla influência nas estratégias de SEO de um site.  Através de um blog com postagem constante é possível otimizar esses conteúdos nos motores de busca, conquistando boas posições e atraindo visitas ao site.  

 

Mais tempo em seu site e melhores conversões em leads

Quanto mais conteúdo relevante mais tempo o leitor passará navegando em seu site. E quanto mais tempo as pessoas gastarem no seu site, mais chances você terá de trazê-los para alguma ação. Ao conseguir com que os leitores passem mais tempo em seu site, provavelmente sua taxa de conversão irá aumentar. Os resultados para gerar conversões com o marketing digital geralmente não são imediatos, mas são consistentes e totalmente perceptíveis e mensuráveis a médio e longo prazo.

 

Credibilidade e confiança em sua marca

O bom conteúdo não é focado em vender, mas em trazer algum benefício para quem o lê, como resolver um problema, esclarecer uma dúvida ou ensinar algo. A venda é apenas uma consequência desse processo. O objetivo é atrair, envolver e gerar valor. É um modo de criar uma percepção positiva da sua marca e gerar mais negócios. Como você ajudou seu público no momento em que ele precisava, este passa a ter uma visão positiva sobre a sua marca.

 

As pessoas são mais propensas a fazer negócios com marcas que conhecem e gostam do que com marcas desconhecidas. A empresa ajuda seu público-alvo a resolver seus problemas e vira uma autoridade no assunto. Sem contar que o aumento da credibilidade eleva a demanda e o valor da marca, permitindo preços mais altos aos seus produtos.

 

Um bom conteúdo não é focado em vender, mas em trazer algum benefício para o leitor, o qual cria uma percepção positiva da marca que trouxe informações de valor e a venda será uma consequência, já que as pessoas são mais propensas a fazer negócios com marcas que conhecem

 

 

Maior engajamento e fidelização

O engajamento busca construir um relacionamento próximo e constante com uma audiência mais seletiva. Produzindo conteúdo de qualidade, você aumenta as interações das pessoas com sua marca, criando esse engajamento. O conteúdo gera a oportunidade da empresa estar em contato com seus clientes de uma forma mais pessoal, sem oferecer produtos ou serviços a todo momento, pressionando-os a comprar. Ajuda ainda a criar e manter o relacionamento, já que seus clientes reconhecerão seus esforços para oferecer valor com seu conteúdo. Além disso, usuários engajados acabam promovendo sua marca sem que você tenha que promover grandes esforços para isso.

 

O marketing de conteúdo também tem o poder de fidelizar clientes. Após a primeira compra, tudo o que a empresa precisa fazer é manter o consumidor bem informado, nutrido de conhecimento e informação de qualidade para que ele volte sempre. Os resultados serão visíveis nas vendas e nos custos de marketing, pois você não terá que fazer todo aquele esforço de novo para atrair, despertar confiança e converter novamente. O cliente sempre estará pronto para comprar de novo.

 

Como utilizar essa poderosa ferramenta de marketing?

Existem várias formas de aplicar e executar uma boa estratégia de marketing de conteúdo, como através de blogs, e-books, vídeos, redes sociais e e-mail marketing. Mas não se trata apenas de escrever ou criar um post. Sem estratégias adequadas os resultados não acontecem. Você precisa pensar o que escrever, quando publicar, em qual canal promover, qual formato usar, qual persona atingir e qual resultado pretende alcançar. Precisa definir uma estratégia, quais as palavras-chaves adequadas e mais buscadas no Google para aquele tema, o que sei público deseja saber, o que é possível saber através de ferramentas específicas.

 

Para otimizar um conteúdo não basta utilizar palavras-chaves soltas em um texto sem qualidade e técnica. Há técnicas de SEO para aumentar o rankeamento no Google. O algoritmo de busca do Google se desenvolveu muito e já consegue perceber o que é um conteúdo relevante para o usuário. Dados como tempo de permanência na página e qualidade dos links referenciados no texto são analisados e influenciam no rankeamento.

 

Existem ainda formas de tornar o texto mais atrativo e manter o cliente mais tempo no site. Para promover os melhores resultados você pode contar com o auxílio de uma agência de marketing digital, que conta com uma equipe completa de profissionais especializados no assunto. Entre em contato com a OC Publicidade e faça um orçamento.

 

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