O marketing digital se consolidou nos últimos anos como a principal ferramenta para atrair, conquistar e fidelizar clientes. Este fato não muda e se fortifica a cada ano. Entretanto, algumas novidades surgem e ferramentas específicas do marketing digital se fortalecem. 

 

Acompanhar essas mudanças e tendências é essencial para alinhar suas estratégias, inovar e sair na frente da concorrência. Confira as principais tendências para o marketing digital em 2020 que selecionamos.

 

1- Chats privados

Os chats privados são hoje uma nova versão do e-mail. Checados com mais frequência pelo usuário, se tornou um grande meio de comunicação. Sejam pelas mensagens diretas em redes sociais como o Instagram ou através de plataformas como whatsapp e chats dentro dos sites das empresas, esta é uma das formas de comunicação mais efetivas e personalizadas com o usuário. 

 

Uma das grandes tendências são as mensagens por meio de listas de transmissão no whatsApp e no Telegram, outra tendência forte para o marketing digital em 2020. O aplicativo de mensagens Telegram tem sido utilizado como estratégia de comunicação por muitas empresas pela maior facilidade e abrangência dos grupos, que permitem adicionar um número ilimitado de usuários, o que é limitado no whatsapp.

 

podcast

2- Conteúdo em áudio

Devido à facilidade de comunicar de forma mais rápida por voz e pela praticidade de ouvir conteúdos em áudio, essa é uma das maiores tendência do marketing digital em 2020. Isso se reflete tanto na busca por voz em plataformas como no aumento do consumo de conteúdo em formato de podcast, por exemplo. Só nos Estados Unidos, o número de ouvintes de podcast praticamente triplicou na última década e essa onda se reflete aqui no Brasil. 

 

Quanto às buscas por voz, mais de 50% dos usuários em 2020 vão vir dessa forma, de acordo com a ComScore. Mas o que esta tendência muda em sua estratégia de marketing digital? Indiretamente provocará ajustes em alguns detalhes na sua maneira de se comunicar. 

 

Um exemplo é que ao fazer uma busca por voz o usuário tende a falar mais, usar palavras-chave maiores das que utiliza para definir seu objetivo quando está digitando, um reflexo da praticidade. Neste caso, seria mais adequado focar a estratégia de marketing de conteúdo nas long tails, considerando estas palavras-chave maiores nos textos do blog, aumentando, assim,  o resultado orgânico no Google.

 

google imagens

3- Busca por imagens

O poder de atratividade das imagens já é uma tendência consolidada, tanto que uma das redes que mais crescem e tem se tornado foco das estratégias de redes sociais é o Instagram. Assim, investir em imagens diversificadas e de qualidade dos produtos e serviços de uma marca é muito importante para seu sucesso no meio digital. 

 

Porém, uma outra tendência é a busca por imagens em plataformas de busca como o Google. Trata-se de uma tendência que segue a linha de otimização constante da experiência dos usuários. 

 

Por isso, é ainda mais fundamental investir nas imagens de seus produtos. Para otimizar estas imagens na busca orgânica é importante apostar nas descrições das fotos e inserir title tags. De acordo com uma pesquisa realizada pela Criteo, empresas que investirem nesse recurso vão, até 2021, experienciar um aumento de até 30% em suas margens de lucro. 

 

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