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Um planejamento de marketing digital inclui etapas como objetivo, público alvo, cronograma de ações e canais de comunicação

 

Antes de divulgar qualquer ação de divulgação na internet, primeiramente é necessário fazer um bom planejamento de marketing digital. À propósito, assim como qualquer campanha, online ou offline, é essencial um plano detalhado de quais são os objetivos e as ações a serem executadas para atingi-lo. 

O intuito do planejamento de marketing digital é dar um norte para aumentar as chances de acertar o alvo, ou seja, seu cliente em potencial. No entanto, muitas empresas, principalmente as de pequeno e médio porte, não o fazem por falta de conhecimento. Por isso, contar com o auxílio de uma agência de marketing digital, que conta com um time de especialistas, vai fazer toda diferença nos resultados para sua empresa no ambiente virtual.

Confira alguns tópicos que selecionamos para te ajudar na hora de pensar em um planejamento de marketing digital para alcançar resultados para sua empresa na internet:

 

1- Objetivos

Quais são seus objetivos com as campanhas de marketing digital?  

É preciso ter claramente qual seu intuito com uma estratégia de marketing digital. Estabelecer as metas e o prazo em que deseja alcançá-las, dará um norte, afinal, não é possível acertar sem um alvo em mente.

 

2- Público alvo

Quem é seu potencial cliente e como ele se comporta?

Depois de definido o objetivo com seu planejamento de marketing digital, o passo seguinte é determinar o perfil de seu cliente, quem certamente se interessaria por seu produto com grande potencial de fechar negócio. 

Após definido esclarecido o público alvo de sua empresa, a equipe da agência de marketing digital irá definir sua persona, ou seja, um consumidor imaginário que possua todas as potenciais características de quem adquire seu produto ou serviço. Assim, considerando seus anseios e necessidades, será possível criar campanhas direcionadas ao objetivo de atraí-lo. 

 

planejamento de marketing digital

3- Análise da concorrência

O que seu concorrente está fazendo?

Entender o perfil de seu concorrente, os produtos e diferenciais que ele oferece e quais ações está realizando na internet certamente vai te ajudar a oferecer algo melhor. Ainda é possível analisar o que funcionou ou não, a fim de conhecer melhor o feedback de seu segmento, e, assim, não perder tempo e dinheiro com uma ação que terá poucas chances de trazer resultado. Aprenda com sua concorrência e evolua constantemente. 

 

4- Canais de comunicação

Onde pretende divulgar sua empresa?

Há muitas formas de comunicar na internet, mas isso não quer dizer que você precisa utilizar todas. Um planejamento de marketing digital traça estratégias que incluem quais os canais de comunicação são mais adequados para atingir seu objetivo. Para determinado tipo de negócio um canal pode ser mais proveitoso que outro e vale mais a pena investir em qualidade do que em quantidade. O monitoramento constante dos resultados vão auxiliar a identificar quais canais estão valendo mais a pena para adaptar a comunicação caso seja conveniente.

 

5- Cronograma

Quais serão as ações e em que ordem serão executadas?

As diversas estratégias de comunicação precisam estar alinhadas para um resultado efetivo. Há várias estratégias de marketing digital, como por exemplo produção de conteúdo para blogs, e-mail marketing, redes sociais, entre outras. Contudo, todas devem ter uma sinergia. Um cronograma bem definido vai possibilitar que essas ações isoladas sejam convergidas para o objetivo principal.

 

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